Uma escola americana queria estimular duas atividades aparentemente inconciliáveis: leitura e exercício físico. Na hora de colocar o projeto em prática, os educadores resolveram inovar, e substituíram as tradicionais carteiras por bicicletas ergométricas durante aulas de leitura. Assim, ao mesmo tempo em que aproveitavam um bom livro, os alunos combatiam o sedentarismo.

Para quem gostou da ideia, existem medidas bem mais simples que podem surtir o mesmo efeito. Confira as dicas para cuidar da saúde com muita criatividade.

Mexa-se!

Melhorar o sistema imunológico, auxiliar na prevenção de doenças, acelerar o metabolismo, aumentar a autoestima e facilitar a inserção social…. Os benefícios das atividades físicas para o organismo são incontáveis.

Passo a passo

Segundo a Organização Mundial de Saúde, dar cerca de 10 mil passos por dia é suficiente para sair do time dos sedentários. Uma pessoa sedentária faz de 6 a 7 mil passos diariamente, segundo o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul. Com mais 30 minutos de caminhada, seria possível acrescentar cerca de 3 mil passos e atingir a marca recomendada pela OMS.

Sem tempo para fazer esteira? Troque o carro por um bom par de tênis e vá a pé para o trabalho, para o banco ou supermercado. Os passos a mais nessas pequenas caminhadas serão “computados” pelo corpo do mesmo jeito.

No supermercado, aliás, dá para queimar cerca de 155 calorias empurrando o carrinho por 30 minutos, segundo levantamento da Escola Médica de Harvard.

Para os fãs de tecnologia, também vale apostar em games como o Kinect e o Wii, pois exigem esforço físico e movimentos corporais. Aproveite para se divertir com seus filhos e amigos!

Praticar exercício pode ser um jeito criativo de cuidar não apenas da saúde do corpo, mas também da mente. O estudo SMILE, da Universidade Duke, mostrou que a prática de atividades físicas pode ser tão eficaz quanto alguns medicamentos no tratamento da depressão.

Não saia do peso

Manter o peso normal ajuda a prevenir o diabetes, a hipertensão, o colesterol elevado e outros problemas. Como nem sempre é fácil cortar calorias do cardápio, boas recomendações para quem quer evitar o excesso de peso são:

Eliminar bebidas com açúcar, como refrigerantes, sucos e chás. Elas significam um consumo extra de 200 a 400 calorias, segundo um estudo feito na Argentina. O mais indicado é substituí-las por versões sem açúcar ou, melhor ainda, apostar na água para aliviar a sede.

Tomar um bom café da manhã. Segundo pesquisa do Wolfson Medical Center, em Israel, o consumo de uma refeição matutina rica em proteínas e carboidratos ajuda secretar hormônios que aumentam a saciedade e turbinam a queima de gorduras.

Comer devagar, mastigando bem. Segundo estudo do Hospital Pediátrico de Bristol, na Inglaterra, reservar ao menos 30 minutos para s refeições principais ajuda a comer menos e auxilia na perda de peso e na prevenção do diabetes e outros problemas.

Durma bem

O sono é fundamental para uma boa saúde, pois enquanto dormimos o corpo continua trabalhando para assegurar o bom funcionamento do organismo. Alguns benefícios de dormir bem:

Acelera o metabolismo. Segundo pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, nos EUA, dormir menos de seis horas por noite desregula a produção hormonal e aumenta o nível dos hormônios que provocam o apetite e reduzem o nível daqueles que elevam o gasto de energia.

Deixa a pele mais bonita, pois auxilia no combate aos radicais livres que aceleram o envelhecimento. E melhora o humor, a memória e a capacidade de aprendizado.

Controle o colesterol

Estar sempre “de olho” nos níveis de colesterol ajuda a evitar doenças cardíacas, arteriosclerose e muitos outros problemas de saúde. E existem alguns modos acessíveis de fazer isso:

Trocar alimentos refinados por alimentos integrais, pois têm mais fibras que auxiliam no controle do colesterol.

Ingerir mais alimentos de cor roxa, como uva, cebola, repolho e alface. A maioria dos alimentos roxos contém antocianina, um corante natural e antioxidante que pode ajudar a evitar o colesterol alto.