Cápsula endoscópica pode substituir a endoscopia?
Mito. A endoscopia é um dos métodos mais utilizados para examinar o sistema digestório. Porém, por ser considerado um pouco invasivo, alguns pacientes têm receio de se submeter a esse procedimento. Um método que poderia substituir a endoscopia seria a cápsula endoscópica: uma pílula que possui uma câmera embutida, capaz de tirar várias fotos do tubo digestivo após ser engolida. No entanto, por meio dessa cápsula não é possível realizar procedimentos terapêuticos ou biópsias.
O papel da cápsula endoscópica é, portanto, complementarao da endoscopia. Ela torna mais fácil atingir uma área de difícil alcance por outros exames. Enquanto a endoscopia encobre a região que vai da boca até o duodeno, a colonoscopia se inicia no final do intestino delgado e percorre todo o intestino grosso. Nessa área de difícil acesso entre o duodeno e o intestino delgado, a cápsula endoscópica consegue captar imagens e, assim, ajudar no diagnóstico do médico.
Porém, mesmo com o auxílio da cápsula endoscópica, o processo de coleta de material para biópsia ou mesmo a remoção de pequenos tumores e pólipos do sistema digestivo só é feito pela endoscopia ou pela colonoscopia. Nesses exames, é possível remover as lesões rapidamente e de forma menos invasiva do que uma cirurgia.