Além das já conhecidas indicações do plasma de argônio em endoscopia, listadas no quadro ao lado, o argônio pode ser utilizado para pacientes que voltaram a ganhar peso após a cirurgia bariátrica.
Uso após a cirurgia bariátrica
Se você já fez cirurgia bariátrica e voltou a ganhar peso, o tratamento com argônio pode facilitar a perda do peso readquirido. O Plasma de Argônio é um método moderno, seguro e eficaz.
O tratamento compreende, em média, três sessões de aplicação do Plasma de Argônio com intervalos de um 6 a 8 semanas entre cada uma delas, com o objetivo de diminuir o diâmetro da anastomose (“emenda do estômago remanescente com o intestino), fazendo com que o alimento tenha mais resistência ao sair do estômago, aumentando a saciedade e, assim, diminuindo a ingestão de alimentos (comer menos). Estudos mostram uma perda de até 100% do excesso de peso após a aplicação do Plasma de Argônio.
O procedimento é realizado na clínica, em regime ambulatorial, ou seja, você recebe alta logo após despertar da sedação. Trata-se de um procedimento de baixo risco e muito bem tolerado pelos pacientes.
Indicações consagradas para uso do argônio em endoscopia:
- Esôfago de Barrett
- Após polipectomia tipo “piecemeal”
- Varizes de esôfágo
- Úlceras Sangrantes
- Divertículo de Zenker
- Proctite (retite) Actínica
- Malformações arteriovenosas