Flatulência ou excesso de gases. Tem como controlar?
A flatulência é a eliminação, pelo ânus, de gases engolidos pelo indivíduo ou produzidos por ele no processo fisiológico da digestão e que não tenham sido eliminados pela eructação(arroto). Geralmente esses gases possuem odor fétido e desagradável, mas podem ser de pouco ou nenhum odor.
A flatulência e a eructação são fenômenos fisiológicos normais a todas as pessoas e inevitáveis.
O metabolismo individual produz diariamente grande quantidade de gases, mas essa quantidade pode estar aumentada nas pessoas ansiosas, nas que comem rapidamente, naquelas que falam muito durante as refeições ou nas que sofrem de determinadas doenças como a colite, a dispepsia, a prisão de ventre, etc.
Estima-se que cada pessoa produza e expulse 1,5 litros de gases em cerca de 20 ocasiões a cada dia. A retenção de gases causa acúmulo dos mesmos no intestino, levando à distensão abdominal e mal-estar, mas a eliminação deles, principalmente se ruidosa, em geral causa constrangimento.
A maior parte dos gases intestinais resulta da fermentação de carboidrato pelas bactérias residentes no intestino (flora bacteriana intestinal).
Como controlar a flatulência?
Há certas condições que podem diminuir ou aumentar a flatulência. Eliminar a flatulência é impossível. A palavra-chave para controlá-la é alimentação.
Aumentam a flatulência:
- Leguminosas como feijão, ervilhas, lentilhas, soja, etc.
- Batata doce, cebola, rabanete, aipo, berinjela, germe de trigo, repolho, brócolis, couve-flor, couve-de-bruxelas, etc.
- Intolerância à lactose ou ao glúten.
- Comidas ou sucos adoçados com açúcar ou adoçantes artificiais (sorbitol, manitol e xilitol, por exemplo).
- Consumo excessivo de frutas açucaradas como uva passa, bananas, maçãs e seus sucos.
- Engolir a comida sem mastigá-la direito e às pressas.
- Falar durante as refeições.
- Consumir bebidas gaseificadas.
Diminuem a flatulência:
- Tomar bastante líquido.
- Alimentos ricos em fibras e frutas com casca: as fibras ajudam no bom funcionamento do intestino, mas quando consumidas em excesso podem causar gases ou atrapalhar a digestão. O consumo de fibras deve ser sempre acompanhado de uma adequada ingestão de líquidos.
- Comer lentamente.
- Não fumar.
- Caminhar após as refeições, mas com a boca fechada.
Como é o tratamento das flatulências?
Os tratamentos visam diminuir, não eliminar a flatulência. Os medicamentos sintomáticos tradicionalmente usados não têm efeito ou seus resultados são mínimos.
Alguns remédios caseiros que têm alguma eficácia são: suco de agrião, de cenoura ou chá de alecrim ou erva doce. Quando há uma condição causal identificável de aumento da flatulência (doença ou não) ela deve ser removida ou tratada. Para isso um médico deve ser consultado.