refri

Crianças de até 12 anos (ensino fundamental I e II) não terão mais refrigerantes como opção de bebidas nas escolas a partir do segundo semestre. A decisão foi tomada em conjunto pelas próprias fabricantes: Coca-Cola Brasil, Ambev e PepsiCo Brasil. Além disso, as empresas se comprometeram a fornecer para as cantinas escolares apenas água mineral, sucos com 100% de fruta, água de coco e bebidas lácteas.

Em comunicado oficial, emitido na última quarta-feira (22), as fabricantes reconhecem que crianças nessa faixa etária não têm ainda maturidade suficiente para tomar decisões de consumo. “O novo portfólio tem como referência diretrizes de associações internacionais de bebidas. Novos produtos lançados pelas empresas poderão ser incluídos, no futuro, seguindo essas referências”, informam.

Para a presidente da Abeso, Cintia Cercato, a medida pode ser bastante positiva. “As crianças passam boa parte de seu dia na escola, e o alto consumo de bebidas açucaradas está associada ao aumento da obesidade infantil”. Cintia salienta que, com essa medida, certamente haverá uma redução do consumo desses produtos. “Cabe agora aos pais também limitar o consumo das bebidas açucaradas em casa”, alerta a presidente da entidade.

A medida vale para as cantinas que compram direto dos fabricantes e de seus distribuidores. Para as que compram em supermercados e outros pontos de venda, as fabricantes pretendem trabalhar a conscientização para que sigam a mesma política.


Comunicado oficial das fabricantes, na íntegra:

“A obesidade é um problema complexo, causado por muitos fatores, e as empresas de bebidas reconhecem seu papel de ser parte da solução. A partir de agosto, a Coca-Cola Brasil, a Ambev e a PepsiCo Brasil vão ajustar o portfólio de bebidas vendidas diretamente às cantinas de escolas no país. A principal mudança é que as empresas venderão às escolas para crianças de até 12 anos (ou com maioria de crianças de até essa idade) apenas água mineral, suco com 100% de fruta, água de coco e bebidas lácteas que atendam a critérios nutricionais específicos. O novo portfólio tem como referência diretrizes de associações internacionais de bebidas. Novos produtos lançados pelas empresas poderão ser incluídos, no futuro, seguindo essas referências.

No momento do recreio, os alunos têm acesso às cantinas escolares sem a orientação e a companhia de pais e responsáveis, e crianças abaixo de 12 anos ainda não têm maturidade suficiente para tomar decisões de consumo. Coca-Cola Brasil, Ambev e PepsiCo Brasil entendem que devem auxiliar os pais ou responsáveis a moldar um ambiente em escolas que facilite escolhas mais adequadas para crianças em idade escolar, assim como estimular a hidratação e a nutrição, contribuindo para uma alimentação mais equilibrada.

A escolha do portfólio no Brasil também foi baseada em conversas com especialistas em saúde pública, alimentação e nutrição, além de profissionais e instituições ligadas aos direitos das crianças. A política valerá para as cantinas que compram diretamente das fabricantes e de seus distribuidores. Em relação às demais, aquelas que se abastecem em outros pontos de venda (supermercados, redes de atacados e adegas, por exemplo), haverá uma ação de sensibilização desses comerciantes por meio da qual todos serão convidados a se unir à iniciativa.

As três companhias também estão trabalhando com a ABIR (Associação Brasileira da Indústria de Refrigerantes e Bebidas Não Alcoólicas) para que essas diretrizes de venda de bebidas a escolas sejam um compromisso de todo o setor.”