Vida sedentária, consumo excessivo de alimentos industrializados e gordurosos são os principais fatores que contribuem para aumentar os níveis de colesterol no organismo, transformando-o em um dos maiores perigos para a saúde.

O colesterol é um componente encontrado apenas nos animais e tem a função de ajudar no crescimento e na formação de alguns hormônios e estruturas celulares. Existem vários tipos de colesterol, uns bons outros ruins.

O LDL-c é o colesterol ruim. Em níveis elevados pode ser fatal, pois ele adere à parede das artérias formando placas e dificultando a passagem do sangue, causando a aterosclerose, este mecanismo é piorado pelo hábito de fumar. As consequências são dores no peito (angina) e infarto, podendo provocar também isquemias ou derrame cerebral (AVC). Já o HDL-c é colesterol bom, que ajuda a remover o LDL-c do organismo e protege as artérias do coração. Quando adotamos hábitos saudáveis, com exercícios físicos e alimentação equilibrada, ajudamos a reduzir o nível de colesterol ruim e aumentamos o bom.

Normalmente, o nível elevado de colesterol ruim não provoca sintomas e os riscos aumentam ainda mais quando estão altos os níveis de triglicérides, gorduras que vêm dos alimentos e servem como fonte de energia para o organismo. Essa combinação de excesso de triglicérides e LDL-c resulta em uma das principais causas de morte no mundo. É um inimigo silencioso. Por isso, quanto antes começarmos a nos preocupar com o assunto, melhor.

Há algumas atitudes que podemos tomar no nosso dia a dia que ajudam a reduzir os níveis de colesterol e de triglicérides. Prefira alimentos leves e com baixo teor de gordura, como frutas e vegetais, aves sem pele, peixes, leites e derivados desnatados. Evite frituras, excesso de carnes vermelhas e gordurosas, embutidos e refrigerantes. Pratique exercício físico pelo menos quatro vezes por semana e não fume. Se estiver acima do peso, procure reduzi-lo. E lembre-se, sempre procure seu médico para manter a pressão arterial e os níveis de colesterol e de triglicérides sob controle. Controlar o colesterol é cuidar da sua saúde!