5 dicas de alongamento para qualquer idade
O alongamento contribui não só para o relaxamento, mas também para aumentar a flexibilidade do corpo. Se realizado com frequência, pode ajudar também na prevenção de dores e de problemas na postura. Consulte um especialista para conhecer alternativas de exercícios e, nesse artigo, veremos cinco maneiras de se alongar.
Pescoço
Incline a cabeça para a frente, e, lentamente, gire-a da esquerda para a direita e da frente para a trás, em um movimento de 360 graus. Atenção: nunca faça movimentos bruscos, pois pode ser perigoso.
Ombros
Estique um dos braços e o encoste ao peito. Com o membro oposto, segure o antebraço até sentir que está sendo alongado. Caso sinta a força ser feita sobre a musculatura do peito, o exercício pode estar errado. Nesse caso, retraia um pouco o braço alongado, para garantir que o alongamento seja no ombro.
Punhos e Escápulas
Para alongar os punhos, estique um dos braços e puxe a palma da mão para baixo. Para alongar as escápulas (região encontrada nas costas, atrás do ombro), estenda os dois braços para frente e, após juntar as mãos e cruzar os dedos, estique os braços para frente e tente forçar as escápulas em direções opostas.
Pernas
Sentado no chão, estique uma das pernas e a alcance com a mão. Mantenha a posição por alguns segundos e depois repita com a outra perna.
Panturrilha
Em pé, estique uma das pernas levemente para frente e mantenha a outra flexionada. Abaixe-se e tente encostar a mão na ponta do pé esticado. Repita o procedimento com a outra perna.